O tema Eficiência Energética não é novidade e nem tão pouco irrelevante. Todos se preocupam ou deveriam se preocupar com os gastos de energia. A modernidade trouxe equipamentos e dispositivos preparados para desempenhar suas funções com um menor consumo energético possível. A energia elétrica é um recurso escasso e por vezes pode se tornar caro!
As cargas resistivas, capacitivas e indutivas são determinantes para dimensionar seu inventário de consumo energético. A correta logística de distribuição da eletricidade e a qualidade dos dispositivos de conexões em um determinado espaço funcional ajudam em um resultado mais eficiente.
Para os gestores, no entanto, desempenharem suas principais atividades em um empreendimento não uma tarefa fácil e ficar atento ao melhor uso da energia em todos os ambientes de sua empresa pode se tornar um grande desafio.
Roberto Campos , CEO da Arena Empreendedora conta que desenvolveu um serviço de Otimização Monitorada que implementa dispositivos de economia para que o consumo de energia seja o menor possível. “O serviço aponta mensalmente como está o nível de consumo, o apontamento na conta de luz e os gastos com manutenção/reposição de equipamentos. O objetivo é traçar uma curva de eficiência energética baseado no melhor uso do seu inventário de cargas”. Complementa: “alinhado com as melhores práticas, seguindo políticas de integridade!”.
Para um melhor entendimento sobre o serviço de Otimização Monitorada, a empresa dispõe um simulador em pequena escala para que os indicadores sejam comprovados. “Apresentamos o simulador com uma agenda previamente estabelecida”, diz Campos.